segunda-feira, 23 de julho de 2012

XXVIII Festival Nacional de Folclore de Alvarenga




O Rancho Folclórico da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga, realiza dia 28 de Julho de 2012, no largo do Lar da Casa do Povo, pelas 21h00, o XXVIII Festival Nacional de Folclore de Alvarenga.

Este festival, trás a Alvarenga alguns dos ranchos mais conceituados do nosso país. É um festival que de ano para ano vai crescendo e ganhando nome no panorama folclórico nacional, dado que por Terras de Santa Mafalda e Montemuro já ganhou o seu próprio espaço. Este evento, faz movimentar todos os Alvarenguenses bem como muita população vizinha, sendo um excelente cartão cultural, turístico e folclórico da freguesia, pois trás a Alvarenga cerca de 250 elementos dos ranchos participantes de variadas zonas, que enchem de vida a freguesia.

Este ano, o Rancho Folclórico da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga vai utilizar como tema do festival o pelourinho, monumento marcante da nossa freguesia. O pelourinho é testemunha do tempo em que a freguesia Santa Cruz de Alvarenga foi sede de concelho, composto pela referida e outras pequenas freguesias que seriam integradas no concelho de Arouca, aquando da Reforma Administrativa de Mouzinho da Silveira em 1836. O foral do supracitado e extinto concelho data de 2 de Maio de 1514. Encontra-se em frente ao antigo Domus Municipalis, edifício da Câmara Municipal, no largo de Trancoso, centro da freguesia de Alvarenga.

O pelourinho ergue-se sobre uma plataforma de três degraus circulares, de aresta, sobre os quais assenta diretamente a coluna. Esta possui fuste cilíndrico e liso, encimado por uma peça de remate constituída por uma possante moldura circular, muito saliente, e por um novo troço cilíndrico, rematado por um pequeno anel com meia esfera no topo, ao modo de tampa. Adossado a este bloco encontra-se uma laje onde estão representadas as armas nacionais, com inscrições ilegíveis, à exceção da data de 1590. O pelourinho foi classificado como imóvel de interesse público em 11/10/1993 pelo Decreto nº 23122.

O XXVIII Festival Nacional de Folclore de Alvarenga vai assinalar três marcos importantes para a história deste rancho.

Primeiro, a apresentação do novo logótipo do rancho e entrega de uma lembrança ao Designer Manuel Maria Santos, que elaborou o indicado e os cartazes temáticos dos três últimos festivais de folclore de Alvarenga.

Segundo, o lançamento do CD “Alvarenga, de Arouca és a Princesa”, apresentação do livro do CD e a entrega de lembranças aos patrocinadores e entidades que apoiaram a concretização deste projeto. O livro do CD contém uma mensagem da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga, Junta de Freguesia de Alvarenga, Câmara Municipal de Arouca, Rancho Folclórico da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga, conta ainda com as letras dos 22 temas e a letra do Hino do rancho.

Terceiro, apresentação da proposta para Membro Honorário do rancho, do Dr. Fernando Teles, Presidente do Conselho de Administração do Banco BIC.

Grupos Participantes:

- Rancho Típico da Boa Vista – Leiria

- Associação Cultural e Recreativa “As Croceiras de Carvalhosa” – Paços de Ferreira

- Rancho Típico de Semide – Miranda do Corvo

- Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão” – V. N. Gaia

- Grupo “Os Pauliteiros de Ossela” – Oliveira de Azeméis

- Rancho Folclórico da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga – Arouca

Programa:

17h00 – Receção dos Guias/Padrinhos

17h30 – Passeio pelo centro da freguesia

18h30 – Jantar dos grupos

20h30 – Concentração dos grupos na Casa do Povo

21h00 – Desfile dos grupos. (Casa do Povo – Trancoso – Largo do Lar)

21h30 – XXVIII Festival Nacional de Folclore de Alvarenga

– Apresentação do novo logótipo do rancho organizador

– Lançamento do CD “Alvarenga, de Arouca és a Princesa”

– Proposta para atribuição do Título de Membro Honorário ao Dr. Fernando Teles

– Entrega das fitas e lembranças aos ranchos participantes

22h00 – Rancho Típico da Boa Vista – Leiria

– Associação Cultural e Recreativa “As Croceiras de Carvalhosa” – Paços de Ferreira

– Rancho Típico de Semide – Miranda do Corvo

– Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão” – V. N. Gaia

– Grupo “Os Pauliteiros de Ossela” – Oliveira de Azeméis

– Rancho Folclórico da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga – Arouca

Encerramento do XXVIII Festival Nacional de Folclore de Alvarenga