Nós somos o Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga, pertencentes à Casa do Povo da mesma freguesia.
Alvarenga é uma das muitas freguesias do concelho de Arouca e do distrito de Aveiro. Terra antiquíssima que já deteve categoria de concelho.
Situa-se num vale de rara beleza, rodeada de verdes montes e na proximidade do Rio Paiva, considerado um dos rios mais límpidos da Europa. É visitada por muitos turistas que procuram as suas paisagens, as frescas águas do Paiva onde se realizam desportos radicais, a Carreira dos Moinhos, o Pelourinho e o famoso "Bife à moda de Alvarenga".
Devido à proximidade do Rio Paiva e pela sua beleza foi apelidada de "Princesa do Paiva". Também pelos emigrantes é conhecida como a "Capital do Mundo" que muitas saudades deixa na hora de voltar para o estrangeiro. Mais recentemente e devido ao seu famoso bife é igualmente conhecida pela "Capital do Bife".
O rancho é uma das muitas colectividades existentes na freguesia. Nasceu em 1974, tendo origem numas marchas populares realizadas na época do Carnaval.
Os trajes, danças e cantares são resultado de recolhas feitas por elementos do grupo na freguesia e no Cancioneiro de Arouca.
A nível folclórico somos parte integrante das Terras de Santa Maria, mas pela nossa proximidade das Terras de Montemuro, somos influenciados nas nossas danças e cantares por ambas as regiões. Devido a estas influências temos uma grande variedade de danças, sendo estas de roda,de coluna e outras muito características da nossa terra.
Trajes apresentados pelo grupo: noivos, traje rico, traje domingueiro, lavradores, ceifeiras, mineiro, trabalhadores do linho, homem da palhoça, romeiros entre outros.
Das danças, todas elas mexidas, sobressaem algumas: a Valsa da Forma que é uma caracterização de um baile à moda antiga e que prepara outra dança muito conhecida e apreciada, a Contradança, esta da época das invasões francesas.
Também de salientar a dança do Minério, a o Suspiro e o Vira de Cruz que fala sobre Alvarenga.