segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga por Terras Ribatejanas

Desta vez no dia 27 de Junho, o Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga deslocou-se até ao Ribatejo, mais precisamente até Glória do Ribatejo, para participar no XXVII Festival Nacional de Folclore, organizado e muito bem pelo Rancho Folclórico "As Janeiras" de Glória do Ribatejo.


Com os farnéis no autocarro, visto que a viagem ía ser longa e para terras quentes lá arrancamos mais cedo do que o habitual até ao Ribatejo. Pelo caminho fizemos a paragem de costume para tirar as provas dos farnéis. Seguiu-se a viagem muito animada até Gloria do Ribatejo.

Chegamos por volta das 18h, onde encontramos gente muito animada. Como o desfile etnográfico pelas ruas da vila estava marcado para as 19h, rapidamente molhamos as gargantas devido ao muito calor e trajamos a rigor para efectuar o mesmo.

De seguida, fomos até à sede do Rancho Folclórico "As Janeiras" para conviver e jantar com os outros ranchos. Em frente à sede situava-se o palco que ía acolher os ranchos para estes demonstrarem as suas tradições.

Por volta das 22h deu-se início ao festival, com a subida das bandeiras e das placas dos ranchos para estes receberem as ofertas do rancho da casa.


Os ranchos participantes foram:

-Rancho Folclórico "As Janeiras" - Glória do Ribatejo
-Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga - Arouca
-Rancho Flor do Dão - Lageosa do Dão - Tondela
-Rancho Folclórico da Fatela - Fundão
-Rancho Folclórico Etnográfico de Lavos - Figueira da Foz
-Rancho Folclórico Recreativo - Cernache Bom Jardim


Depois da entrega das lembranças e da actuação do rancho da casa, foi a vez do Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga subir a palco. De-mos início à actuação como é normal com Alvarenga Hospitaleira, seguiu-se o Sol e o Malhão. Depois passamos para uma dança de coluna a Cana Verde, voltando a uma dança de roda a Chita da Minha Blusa. Depois chegou a vez dos mais pequeninos e tocamos o Chiquinho. Para finalizar a nossa actuação Menina Tira a Chinela e a famosa Despedida do Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga.


O Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga felicita "As Janeiras" pelo grande festival, pela maneira como recebe os seus convidados e cumprimenta todos os ranchos participantes.

A noite já ía longa, era hora de voltar até Alvarenga, sem antes claro, parar numa área de serviço para acabar com os farnéis e confraternizar com outros ranchos que encontramos pelo caminho.


Saudações