quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga visitou a Vila de Serpins


XX Festival Nacional de Folclore de Serpins - Lousã


O Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga no passado domingo, dia 26 de Julho, deslocou-se até à vila de Serpins, para participar no XX Festival Nacional de Folclore de Serpins, organizado pelo Rancho Folclórico “As Flores” de Serpins.

Bem pela manhã, lá arrancamos nos dois autocarros em direcção a Serpins. Com muita animação decorreu esta viagem.

Pelo meio, uma paragem para almoçar os saborosos farnéis, que como é normal o Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga se faz acompanhar. Depois de comer bem e bem beber, lá seguimos até Serpins.

Por volta das 14h30 chegamos à freguesia de Serpins onde fomos muito bem recebidos. Encontramos uma vila muito acolhedora, com uma praia fluvial maravilhosa, apetecendo mesmo dar um bom mergulho.

Depois de confraternizar com o rancho organizador e de conhecer a sede do mesmo, era hora de trajar para efectuar o desfile.

Os ranchos participantes neste festival de folcore foram:


Rancho Folclórico “As Flores” de Serpins - Lousã
Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga - Arouca
Rancho Folclórico “As Tricaninhas” de S. Miguel de Fermelã – Estarreja
Rancho Folclórico da ARCIL – Lousã
Rancho Folclórico Infantil “As Flores” de Serpins – Lousã
Estava previsto também, a participação do Rancho Folclórico Coração da Beira – Contenças de Cima – Mangualde mas por fortes motivos não se fizeram representar neste evento.

Os dois ranchos da casa, Rancho Folclórico “As Flores” de Serpins e depois o Rancho Folclórico Infantil “As Flores” de Serpins deram o ínicio ao festival de folclore. Seguiu-se o nosso rancho que efectuou a seguinte actuação: Alvarenga Hospitaleira, Malhão, Cana Verde, Menina Tira a Chinela, Chiquinho, Suspiro, Vira de Cruz, finalizando a actuação com a Despedida do Rancho Folclórico Santa Cruz de Alvarenga.

Ao final da tarde partimos de volta a Alvarenga. Serpins deixou saudades, amizades e uma vontade de um dia voltar.
Agradecemos ao Rancho Folclórico “As Flores” de Serpins pela hospitalidade e pelas amizades que construimos. Desejamos as maiores felicidades e que brevemente os dois ranchos se voltem a encontrar.