quarta-feira, 8 de julho de 2009

XXV Festival Nacional de Folclore de Alvarenga

E o segundo rancho folclórico participante no XXV Festival Nacional de Folclore de Alvarenga é o ....

Rancho Folclórico de Aveleda - Braga (Baixo Minho)


O Grupo Folclórico de Aveleda, tem sido um digno representante do concelho de Braga, em particular das gentes de Aveleda e um dos principais embaixadores por todo o país e alem fronteiras mais concretamente Espanha, França e Alemanha. O grupo apareceu pela primeira vez em publico no dia 28 de Setembro de 1963 na festa - romaria de Nossa Senhora do Parto, tendo a sua origem nas rusgas que se organizam no meio rural para se representar nas festas sanjoaninas de Braga, mas só a partir de 1974 com a aurora do 25 de Abril arrancou com uma forte dinâmica. Nada se tinha feito ate essa altura no campo de recolhas e começa-se então a fazer recolhas junto às nossas gentes e a alguns locais vizinhos aonde as tradições ainda se iam manter.
Nunca mais se parou ate hoje, tendo duas presenças na RTP., editando três cassetes e um single.
Apresenta os trajes típicos da região sendo os femininos compostos por a Encosta, Vale D' Este, Vale do Cavado, Ribeira e Eira. Os homens vestem camisas de linho bordada, colete ou jaqueta, calça preta, faixa e sapatos de carneira.
Cantam e dançam entre outras musicas, O Vira de Aveleda, Dobadoira, Rusga p'ra Santa Marta, Arrastadinho, Regadinho, Malhão da Eira, etc.
Realizam o seu festival de folclore no primeiro sábado de Agosto de cada ano.

Não perca amanhã mais um rancho divulgado.Obrigado pela sua visita.

Saudações